sábado, 23 de outubro de 2010

Pontapé inicial da FENAMUSI

Pontapé inicial da FENAMUSI
Por Rodrigo Coutinho



Aconteceu na manhã deste sábado, na sede do SindMusi-RJ, a reunião de assembléia geral de Constituição da Federação Nacional dos Músicos. Na ocasião, representantes de 12 sindicatos de Músicos de todo o Brasil aprovaram a ata de fundação da FENAMUSI e acertaram para a segunda quinzena de março de 2011, a assembléia de fundação da instituição.



Uma das idealizadoras do projeto, a presidente do SindMusi-RJ, Déborah Cheyne, mostrou todo o seu orgulho com o comprometimento mostrado por todos os sindicalistas durante a reunião.


- Foi muito bom, não estou desapontada com absolutamente nada. Todos estão de parabéns.


Mostrando profundo agradecimento pelas condições oferecidas pelo SindMusi-RJ, o presidente do Sindicato dos Músicos de Araraquara, Antônio Clemente, exaltou o empenho de Déborah.

- É gratificante estar aqui, o músico, de uma maneira geral, grita muito, mas tem pouca capacidade de organização, que isso seja um pontapé para mudar a realidade.


Luiza Helena, integrante do Sindicato do Rio Grande do Sul, um dos mais antigos do país, conta a experiência que viveu no México, onde os músicos tem acesso a uma estrutura representativa nacional muito mais eficaz.


- Quando estive lá, fiquei até com inveja, existe até casa geriátrica para o músico. Com a Federação, é possível avançar em questões como essa.


Ela também ressalta a importância da mudança de mentalidade do profissional da música.


- É necessário que o músico se reconheça como trabalhador comum. O entendimento de recolher o INSS, por exemplo, é necessário.


Por Rodrigo Coutinho


Em reunião realizada durante toda sexta-feira, representantes de 12 sindicatos de músicos de todo Brasil, estiveram presentes na sede do SindMusi para debate e aprovação dos termos do Estatuto de regimentação da FENAMUSI. A FENAMUSI tem como objetivo representar a nivel nacional os diversos sindicatos de músicos brasileiros, desde que estejam devidamente regularizados no Ministério do Trabalho.


Déborah Cheyne e Ricardo Callado, presidente e advogado respectivamente do SindMusi/RJ, fizeram a leitura do Estatuto. Enquanto isso, todos os presentes tinham a oportunidade de levantar pontos de divergência ou manifestar interesse em acrescentar algo. Ficou decidido também, que cada sindicato já filiado a alguma Federação deverá convocar assembléia para aprovação da desfiliação da atual e futura aprovação à FENAMUSI. Todos os sindicalistas presentes se comprometeram a conduzir de maneira lépida o processo citado.




A próxima assembléia para a criação da FENAMUSI deve acontecer no início de 2011, possívelmente em Recife ou Natal

Por Rodrigo Coutinho



A segunda palestra preparatória para a Assembléia Geral Extraordinária de Constituição da FENAMUSI teve como convidada a Secretária Geral da Secretaria de Relações do Trabalho - SGT, Zilmara Alencar, e seu assessor Guilherme Campos. Mostrando bom humor para tratar de um tema complexo, Zilmara aproveitou o espaço para esclarecer as dúvidas dos presentes quanto aos trâmites legais da regularização dos sindicatos, divulgando serviços existentes no Ministério do Trabalho.


Zilmara fez questão de ressaltar que é de responsabilidade do próprio sindicato regularizado em uma região fiscalizar o surgimento de novas bases que não estejam devidamente legalizadas: "O papel dos sindicatos é uma permanente vigilância da categoria. O papel do estado é de parceria com os sindicatos. Nenhum sindicato pode ser constituído sem declaração de assembléia através de diário oficial".


Ela também aproveitou para alertar os sindicalistas sobre o devido papel dos sindicatos: "É preciso ser representativo. Se um sindicato não representa devidamente seus membros, eles têm o direito de se organizar e buscar representatividade".



Por Rodrigo Coutinho


Teve início na tarde de hoje o ciclo de reuniões preparatórias para a Assembléia Geral Extraordinária de Constituição da FENAMUSI, que acontece no próximo sábado, 23 de outubro. Representantes de 11 sindicatos de músicos de todo o Brasil estão presentes na sede do SindMusi/RJ.


Na abertura do evento, a presidente do SindMusi/RJ, Déborah Cheyne, fez as honras da casa: ''É um trabalho difícil, mas muito gostoso. Tenho certeza que será produtivo. É maravilhoso e importante nos conhecermos melhor ''.


Após o discurso inicial de Déborah foi a vez de cada um dos representantes sindicais se apresentar. Todos ressaltaram com alegria, a importância das discussões levantadas no evento e falaram sobre as dificuldades encontradas para o desenvolvimento do trabalho, dificuldades relativas à nota contratual e provenientes da falta da carta sindical.


O primeiro convidado a falar foi André Luis dos Santos, do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar - DIAP, onde explicou que dentre as principais atribuições do DIAP estão a atuação junto aos poderes da república, em especial ao congresso nacional, transformar em lei as reinvidicações consensuais dos movimentos sindicais brasileiros, monitorar as proposições de interesse da classe trabalhadora em tramitação no congresso nacional, além de elaborar pareceres para subsidiar a atuação de representantes dos trabalhadores em temas relacionados com o mundo do trabalho.


Com experiência no tema, André deu dicas de como os músicos poderão tornar-se mais facilmente representáveis no congresso nacional: '' Essa iniciativa (criação da FENAMUSI) é a melhor forma de reinvindicação de pleitos. É importante mapear os políticos de cada estado para aliar as propostas dos sindicatos e parlamentares''.


Maiores informações sobre o DIAP podem ser encontradas em: http://www.diap.org.br/

Nenhum comentário: