domingo, 28 de novembro de 2010

A luta pela abertura da Pedreira Paulo Leminski para shows



Amigos, temos recebido várias manifestações em apoio para a abertura da Pedreira Paulo Leminski novamente para os shows de grande porte que por ali passaram.

Quero lembrar que esta é uma causa que estamos engajados desde a década 9O, porque entra gestão e sai gestão da cultura no municipio de Curitiba e continuam as instabilidades políticas e jogos de interesses que impedem o bom uso do local.
A Pedreira Paulo Leminski é o espaço de shows a céu aberto mais bonito do Brasil.

"A Pedreira Paulo Leminski é uma casa de espetáculos ao ar livre localizada na região norte da cidade de Curitiba, capital do estado brasileiro do Paraná. Com capacidade para até trinta mil pessoas, seu nome é uma homenagem a Paulo Leminski, escritor curitibano do século XX, e ao fato do local antigamente ter servido como a Pedreira Municipal, além de uma usina de asfalto. Ainda hoje o local é cercado por um paredão de rocha de trinta metros. Localizada no bairro do Abranches, o local possui cerca de 103,5 mil m², e seu palco possui cerca de 480 m². Foi implantado em 1990." - http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedreira_Paulo_Leminski

Porem apesar deste reconhecimento a Pedreira tem sido constantemente embargada por motivos políticos, por causa de processos de visinhos por causa do barulho e também por disputas entre produtoras, municipio e público.

Diversos movimentos tem se manifestado a favor da reabertura da Pedreira. Existe até um movimento chamado a Pedreira é Nossa - http://www.apedreiraenossa.com.br/

Todos podem assumir um pouco de responsabilidade por esta causa. Pois não é apenas do meio musical, mas de toda a sociedade Curitibana que quer uma cidade mais musical.

O Fórum Permanente de Música do Paraná e a COMPA enviaram representantes para interceder junto ao poder público na defesa desta causa (). No passado fizemos parte da comissão da câmara que criou a mal sucedida lei de eventos de grande porte de Curitiba, da qual fomos críticos, pois alem de não resolver o problema de segurança nos eventos, nem a profissionalização do setor, ainda dificultou a vinda de eventos de grande porte para Curitiba.
Diversos movimentos, organizações, artístas e público vem se manifestando, por exemplo, seguem dois emails, um da banda Mordida e outro da Vereadora Julieta Reis tratando do assunto, encaminho estas comunicações para que todos se informem do que esta ocorrendo.

De: Mordida [mailto:contatomord...@gmail.com]
Enviada em: 2010-11-24 15:15
Para: contatomord...@gmail.com
Assunto: Movimento dos Sem Palco!


Amigos e colegas,
Aviso para quem curte um som em Curitiba!

Hoje, como sabemos, a cidade não tem um lugar legal para grandes shows. Nós, da banda Mordida, resolvemos criar o “Movimento dos Sem Palco”. Vamos até a Pedreira Paulo Leminski, local que já acolheu importantes eventos, para um ato pacífico e performático. Se vcs compartilham deste sentimento de frustração, gostaríamos que nos ajudassem nesta campanha. Ajudem a divulgar, a incentivar a participação e compareçam na Pedreira Paulo Leminski, neste domingo (28/11) às 16 horas.

Montaremos um palco como se realmente fosse acontecer uma apresentação, mas estaremos com os instrumentos desligados. Os integrantes da banda farão uma performance, estimulando a participação do público (cantando e dançando, mesmo sem som amplificado). A mensagem é simples: com boa vontade e organização, dá pra agradar a Gregos e Troianos e fazer com que Curitibar volte a ser um pólo cultural.

A ação está sendo divulgada através do nosso site – www.mordida.art.br – e também pelas redes sociais.

OBS. As pessoas queiram contribuir com conteúdo, podem enviar um texto para este email (contatomord...@gmail.com) que publicaremos no site. Sejam aqueles que já se apresentaram na Pedreira e que queiram dar um breve depoimento de como foi, ou as demais pessoas que estiveram presentes em outros eventos.

Att,
erika takano
produção executiva | MORDIDA
41 8827-8949 | contatomord...@gmail.com
www.mordida.art.br

_______________________________________________________


----- Mensagem encaminhada ----
De: Fórum Música
Para: Manoel
Enviadas: Sexta-feira, 15 de Outubro de 2010 21:51:25
Assunto: Fwd: REUNIÃO procuradoria de Curitiba sobre Pedreira Leminski

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Julieta Reis (Vereadora)
Data: 14 de outubro de 2010 16:24
Assunto: REUNIÃO procuradoria de Curitiba sobre Pedreira Leminski
Para:

A Vereadora Julieta Reis, convida os expoentes da Cultura em Curitiba, para uma
visita na Procuradoria Geral do Município de Curitiba, a respeito do fechamento
da Pedreira Paulo Leminski.

Considera que o fechamento da Pedreira para shows e eventos traz prejuízo
incalculável para a Cidade, com a perda de grandes shows, e investimentos na
área artística e cultural.

Não podemos aceitar, e esta visita serve para mostrar que os artistas de
Curitiba não concordam com tal situação.

Data: TERÇA-FEIRA dia 19 de outubro, às 15h.
Local: Rua Álvaro Ramos 150 Centro Cívico 11° andar , entre o Tribunal de
Justiça e a Prefeitura, com Procuradora Geral Dra. Claudine .

Traga mais amigos, interessados na causa, para pressionarmos uma resolução para
o embargo.

Muito obrigada.

Favor confirmar sua presença nos seguintes telefones: 9104-6398 c/ Rodrigo ou
3350-4633 c/ Renata ou Crystina


(fonte) Rede Música Paraná
email orginal de Manoel Neto

Nenhum comentário: