terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Feira Música Brasil abre com o tema “Articulação em Rede” por Sylvie Durán Salvatierra


(Thiago Cury diretor Cemus Funarte apresentando a palestrante Sylvie Durán Salvatierra )

A Feira Música Brasil teve como primeira palestra o tema “Articulação em Rede” apresentada pela palestrante Sylvie Durán Salvatierra vinda de San José, Costa Rica. O evento que ocorreu neste dia 07 de dezembro na Funarte MG em Belo Horizonte, abriu as atividades da Feira.
Sylvie apresentou conceitos fundamentais e estruturas de funcionamento das redes civis, sociais e institucionais na busca de maior participação na democracia.
As primeiras observações da palestrante foram no sentido de mostrar a complexidade destas redes, destacando aspectos importantes sobre formatos que contemplam as relações não hierárquicas e com dinâmicas horizontais contrapondo-se a estruturas fechadas frutos de modelos já superados.
Sua apresentação teve como principal foco a analise das dinâmicas, representação e organização que diferem as organizações fechadas das redes abertas e de como estes espaços se relacionam com o poder público na formatação, pressão, fiscalização de políticas públicas e de como estas redes funcionam na construção de democracia participativa, promoção de diversidade e cidadania.
Por ser uma palestra da Feira Música Brasil, Sylvie aproximou seus estudos de redes com exemplos de casos da música, como o conflito entre industria cultural hegemônica versus cultura local. A inovação destas redes como ferramenta de avanço social tem sido alavancada pelas tecnologias da comunicação virtual, veiculando com rapidez a produção no formato digital, tanto da dimensão individual como coletiva, projetando as manifestações das cenas independentes, culturas tradicionais, nichos culturais, movimentos e associações.
Foram demonstradas as possíveis relações entre a música local e a economia solidária, apls, turismo, entretenimento, educação, produção autoral e criação artística entre outras atividade que podem promover mutuas conexões que podem ser valorizadas pelos processos coletivos e das redes sociais.
No entanto o avanço de tais políticas através do dialogo entre sociedade civil e governo é segundo ela prejudicado por prevalência de praticas da burocracia. O principais equívocos na configuração de redes relacionadas a processos de gestão pública, formulação e implemento de políticas publicas são:
-Incapacidade de cada membro da rede de se relacionar com as diferenças entre os pares, sendo necessário a mediação dos conflitos,inerentes a construção de uma rede, de fato, democrática;
- Incapacidade de articular dimensão econômica produtiva com a dimensão social e simbólica (falta de integração);
- Oposição entre território e profissionalização, que concentra nos grandes centros profissionais (Falta de equilíbrio);
- Ativismo em oposição à gestão - Ingerência cultural – evolucionar as relações entre sociedade e classe profissionais com a burocracia;
- Desequilíbrio entre o que é oferecido e o que se necessita ou é solicitado;
A palestrantes afirmou que as organizações tem que ser sistêmicas, de amplitude, complexidade, democracia, porosidade, de entradas e saídas múltiplas, poder distribuído, círculos virtuosos, tensões produtivas, mecanismos de conectividade e inovação.



Mais em:
http://www.feiramusicabrasil.com.br/programacao-nova/##
SYLVIE DURÁN SALVATIERRA ADDRESS Calle Concordia CITY San José PROV./ESTATE/DEP. San José COUNTRY COSTA RICA POSTAL CODE 536-2050 email sylvie.duran@gmail.com

(Fonte: Manoel J de Souza Neto - Rede Música Paraná direto da FMB 2010 Bh)

Nenhum comentário: