terça-feira, 18 de maio de 2010

Encontro Cooperativa de Música de São Paulo e Fórum Permanente de Música do Paraná

Encontro Cooperativa de Música de São Paulo e Fórum Permanente de Música do Paraná



Neste mês de maio, ocorreu em Curitiba reunião promovida pelo Fórum Permanente de Música do Paraná - FPM-PR, com a participação de Janine Durand da Cooperativa de Música de São Paulo. Essa é uma iniciativa do FPM-PR promovendo a integração do Paraná ao modelo cooperativo e as cenas musicais de outros estados.
A reunião apenas para convidados ocorreu no Jokers Pub Café – Salão Branco. Rua São Francisco, 164. Curitiba - PR, 80020-190 (41) 3324-2351. No dia 07 de maio em Curitiba, voltada as lideranças e empreendedores da música do Paraná teve por objetivo iniciar termo de parceria local através do Fórum Nacional de Música e a Federação das Cooperativas de Música do Brasil, assunto que terá desdobramentos em um próximo evento com data a confirmar em Curitiba.



Durante a reunião Janine Durand expôs para os presentes o modelo cooperado e de como o movimento musical local e nacional pode se desenvolver através de praticas sociais econômicas, solidarias, economicamente sustentáveis e que permitam a auto gestão da atividade musical a partir da cooperação entre os indivíduos. Manoel Neto expôs uma panorama do movimento da música do Paraná. Janine Durand tirou duvidas dos presentes quanto a questões como administração, voto, parceiros, participação, nota fiscal, divulgação, produção, selo Cooperativa, relação artista e produtores, atuação política, questões jurídicas entre outras.



Depoimento de Janine Durand sobre o evento:
"Agradeço mais uma vez o convite para contar sobre a experiência da Cooperativa de Música de São Paulo e os desdobramentos positivos que tivemos nestes último 7 anos. Foi muito gratificante falar sobre nosso trabalho, mas mais ainda perceber o quanto a cena musical do Paraná está organizada, percebi uma incrível sinergia entre os presentes que representavam desde o hip hop até a música clássica, e acredito que tem um pessoal de peso para viabilizar uma iniciativa cooperativa. Acredito sinceramente que a formação da Cooperativa de Música do Estado do Paraná, neste momento histórico será de grande valia para alavancar os negócios dos músicos, produtores e técnicos, além de pleitear e construir espaços políticos importantes na cena paranaense e brasileira. A Cooperativa de Música de São Paulo, juntamente com a Federação das Cooperativas de Música do Brasil, ficará imensamente satisfeita em ter na nossa rede mais companheiros engajados e a fim de construir um modelo mais democrático e horizontal de interlocução com a cadeia produtiva da música, no Brasil e no exterior. Mais uma vez reitero a minha disposição em colaborar sempre que precisarem. Grande abraço” Janine Durand (vice-presidente da Cooperativa de Música de SP)

Na reunião estiveram presentes representantes de diversos movimentos. Oswaldo Aranha vice presidente do Conselho Municipal de Cultura de Curitiba e presidente do Fórum das Entidades Culturais do Paraná, APIM, delegado da conferência nacional de música; Manoel Neto presidente do Fórum de Música do Paraná, membro do colegiado setorial de música, ACEP; Juliane Neves Fiorezi do MPB – Música Pra Baixar; Anildo Guedes produtor cultural representante do samba; Wallace Fontes Barreto e Marina Lima, representantes da cena independente e do psychobilly corporation; Don Joey da Associação Paranaense de Hip Hop; Fabio Banks do clinica áudio; Jussara Nascimento do Ecos do Rock; João Luiz representante do Hip Hop; José Geraldo (Filet) membro do Fórum das Entidades Culturais do Paraná, do Conselho Municipal de Cultura e ex membro da cooperativa de teatro de São Paulo; Jorge Barbosa Filho representante do poetas e compositores; Rodrigo Juste Duarte membro da comissão de musica do mecenato subsidiado da cidade de Curitiba, jornalista e funcionário da TV UFPR, Musin; Marielle Loyola, produtora, cantora e apresentadora da radio mundo livre FM; Fernando Tupan musico, produtor e assessor da câmara de vereadores de Curitiba.
Contando ainda com a apoio de diretores de 12 entidades, empresários, estúdios, produtores, festivais, projetos, coletivos, agitadores e músicos engajados que pretendem aderir as novas praticas e modelos de negócios relacionados a música.


Os membros presentes tiraram diversas duvidas com Janine Durand sobre o modelo cooperativo e saíram convencidos de que esta modelo é o melhor pra música do Paraná.
Após Ficou decido pela formação de um comitê responsável pela articulação e fundação da Cooperativa de Música do Estado do Paraná.

Mais informações sobre a Cooperativa de Música:

www.cooperativademusica.com.br , criada no dia 14 de junho de 2003 e hoje com mais de 1200 sócios ativos, tem como finalidade congregar profissionais ligados às Cadeias Produtiva e Criativa da Música do Estado de São Paulo, agregando músicos, técnicos, produtores e demais profissionais que permeiam o fazer musical, servindo de amparo administrativo, jurídico e contábil, possibilitando a esses profissionais ferramentas para o desenvolvimento de suas atividades, viabilizando assim o pleno gozo da cidadania aos atores desse segmento, um dos mais importantes para o patrimônio imaterial nacional e também responsável por considerável fatia da economia mundial.
Além dos serviços relatados acima, a Cooperativa de Música oferece também a seus sócios e à comunidade interessada em música, ações de grande importância no cenário musical brasileiro, tais como: - o Selo Cooperativa, que contribui com o escoamento da produção fonográfica de artistas independentes; - o Núcleo de Produção, responsável por viabilizar ações como a Mostra Musical V Aniversário, no Auditório Ibirapuera; a Série Pensando Música em parceria com a Casa das Rosas, com o tema "Elementos de Coerência E stética na Música Brasileira"; os Seminários Rumos Itaú Cultural e IV Aniversário da Cooperativa de Música, com mostras e mesas de debates realizadas em parceria com o Itaú Cultural; realizou também mostras em parceria com o Sesc-SP e a série de Festivais Espaço Cooperativa I, II e III, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (I, II e II) e com a Funarte (III); - o Espaço Cooperativa, na cidade de Tatuí, onde se apresentaram, durante os anos de 2007 e 2008, nomes como Spok Frevo Orquestra, Proveta, Orquestra Tabajara, os violeiros Ivan Vilela e Paulo Freire, os violonistas Lula Galvão e Alessandro Penezzi, para citar alguns.
Em virtude da consciência dos sócios fundadores da Cooperativa de Música e das sucessivas gestões posteriores sobre a importância da organização da classe musical e consequente participação na agenda política relacionada à música, naturalmente passou a ser ponto importante na atuação da entidade as questões de política pública para a música. Nesse sentido, a Cooperativa de Música foi agente importante na concepção da Câmara Setorial da Música, em 2005 e do fomento à criação de entidades similares em todo país, culminando com a criação da Federação das Cooperativas de Música do Brasil, em parceria com as cooperativas COMUSA (SE), MIC (BA), UNI MUS (ES) e COMUM (MG).

www.cooperativademusica.com.br
http://federacaodascooperativasdemusicadobrasil.wordpress.com
www.forumdemusica.blogspot.com
forumdemusica@gmail.com
(41)9604 3992

Fonte: FPM-PR

Nenhum comentário: