segunda-feira, 21 de junho de 2010

Reunião do “Comitê Paranaense Pró Recursos do Fundo Setorial de Música”. Quarta dia 23 de junho de 2010, 20h.

Reunião do “Comitê Paranaense Pró Recursos do Fundo Setorial de Música”.
Quarta dia 23 de junho de 2010, 20h.
Local: Estúdio UndeRockCwb: Endereço: Rua Tenente Max Wolf Filho, 270
Água Verde - Curitiba - PR - CEP:80.240-090 (a uma quadra do Folha Seca na rua do Dom Max).

Pauta:

- Definição de estratégias de organização do movimento para captação dos recursos do Fundo Setorial de Música;

- Após a reunião, serão formados grupos para tratar de assuntos do Fórum de Música, Cooperativa de Música e núcleo de produtores do comitê.




Mais informações:


Rede Música Paraná – convida você para a integração no “Comitê Paranaense Pró Recursos do Fundo Setorial de Música” que pode chegar a 100 milhões de reais.


Caros colegas da música paranaense, a muitos anos planejamos a organização do tecido social e político da música local. Esta organização finalmente atinge seus objetivos pelas nossas próprias mãos através da memória, identidade cultural, pesquisas acadêmicas em franco desenvolvimento e com resultados já visíveis na publicação de livros, organização de núcleos de estudos, inserção da música paranaense nas escolas publicas e da organização em andamento do Musin – Museu Independente e da Escola de Curitiba. Como resultado mais de 130 trabalhos e artigos voltados a música local foram publicados.

No campo político e social finalmente a classe musical do estado conquista direito a voz e voto pra determinar os próprios rumos da música. Através da unificação das bases de entidades e movimentos locais no FPM-PR (Fórum Permanente de Música do Paraná), e da integração com o FEC (Fórum das Entidades Culturais do Estado do Paraná) e do ingresso no FNM (Fórum Nacional de Música) temos conquistado todas as cadeiras possíveis e espaços de decisão civil para a realização de um exercício permanente de cidadania na defesa de princípios de políticas públicas para a música.
O FPM-PR esta presente diretamente nos júris, mecenato e conselhos da FCC (Fundação Cultural de Curitiba), fóruns estaduais (FEC) e nacionais (ABEC através do FNM), no Fórum Nacional de Música, na Câmara Setorial de Música, no Colegiado Setorial de Música, no CNPC – Conselho Nacional de Políticas Culturais e ainda indiretamente através do FNM presente no CNIC – Conselho Nacional de Incentivo a Cultura, RMB - Rede Música Brasil (Funarte) e Conselho do Fundo Setorial de Música do MINC/Funarte. Alem de termos integrado o comitê GEDAI que estuda a mudança da lei de Direitos Autorais, o Fórum Nacional de Direito Autoral e o Seminário Internacional de Direito Autoral, o comitê organizador da I Conferência Nacional da Música, temos ainda integrado reuniões na Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal, reuniões com organizações nacionais relacionadas a ABEM (educação musical), Sindicatos, Cooperativas. Ainda temos a chance de ajudar a decidir junto ao congresso através de nossos representantes do FNM em outros estados o destino da lei da Ordem dos Músicos do Brasil. Participamos da elaboração do Plano Nacional de Cultura, assumindo a relatoria do Plano Setorial de Música. Isso entre centenas de outras participações em atividades de interesse do meio musical assumidas em parceria com os fóruns estaduais de música de todo o Brasil. O FPM-PR é uma das organizações mais ativas do meio cultural na atualidade.

Estes avanços de organização de classe se estendem ao mercado de trabalho, pois agora o movimento incentiva a organização da tão sonhada COMPA (Cooperativa de Música do Paraná). Buscando com isso trazer o modelo de economia solidária que seja capaz de gerar renda e emprego aos músicos locais. A fundação da COMPA esta apoiada pela Federação das Cooperativas de Música do Brasil, fator determinante de apoio e de sucesso futuro deste empreendimento.

Entre tantas conquistas surge a necessidade unificar as ações através do plano estratégico e de um pacto social capaz de gerir a estrutura e a dimensão que o movimento tomou, para isso surge o elo unificador do movimento a RMP (Rede Música Paraná).

A primeira missão da Rede Música Paraná já esta delineada antes mesmo de toda a organização estar totalmente definida. A RMP terá como missão a mobilização do meio para a busca de recursos do Fundo Setorial de Música. Lançado pela Funarte e Ministério da Cultura o fundo de 200 milhões anunciado pelo Ministro Juca Ferreira em Recife em dezembro último. O fundo foi anunciado graças a pressão das entidades que compõem a RMB (Rede Música Brasil), com apoio determinante do FNM. Devido ao contingenciamento das verbas do governo federal, que graças ao ano eleitoral serão liberados pouco menos de 100 milhões ainda este ano através de uma série de editais e convênios que serão anunciados ainda este mês de junho de 2010.

O Fundo Setorial de Música será anunciado em poucos dias e terá editais específicos nenhum deles livre. Pois compõem uma visão da Funarte de uma política estruturante para a música, conforme divulgado no documento que segue: http://culturadigital.br/cemusfunarte/files/2010/05/Politica-Musica-FunarteMinC-2010_final2.pdf


(O Paraná representa 6% da união, logo é justo que venham recursos proporcionais ao nosso peso. Vamos batalhar pra trazer a nossa parte em milhões)









PREVISÃO - FUNDO SETORIAL DE MÚSICA 2010 – Estes dados não são oficiais e podem sofrer alterações. O fundo pode vir a somar aproximadamente 100 milhões, distribuídos em temas como:

Apoio a festivais independentes; Apoio a redes sociais da música; Prêmio Apoio ao Deslocamento de Artistas e Técnicos; Bolsa de Aperfeiçoamento Artístico; Prêmio Projetos Especiais; Prêmio de Apoio à Banda Musical/Filarmônica; Prêmio Apoio a Festivais/Mostras; Prêmio Apoio à Orquestra; Prêmio Projetos Especiais – Anacleto de Medeiros; Prêmio Apoio à Música de Câmara; Prêmio Memória das Bandas do Brasil; Sistema Nacional de Bandas; Academia Brasileira de Música; XIX Bienal de música Contemporânea; Banco de partituras ABM Conservatório Brasileiro de Música; Música nas escolas: caminhos para implementação da Lei 11.796; Encompor – Encontro Latinoamericano de Música Contemporânea; Rede Ópera Brasil; Instituto Cultural Sérgio Magnani/MinC; Bacia do São Francisco; Qualificação de Gestão de Carreira e Exportação RMB/ Qualificação do mercado audiovisual; ReMus; I Congresso Brasileiro de Música RMB; Repositório agregador de música livre; Festival Difusão ARPUB; Apoio à Feira de Fortaleza (FMB); Mercado Cultural/MinC; Apoio ao Mercado Cultural (FMB); Apoio à Feira Musical do Sul (FMB); Apoio ao Porto Musical(FMB); Apoio ao Brasil Central Music(FMB); entre outras atividades previstas e que devem ser anunciadas nos próximos dias. (fonte site Funarte, documento políticas estruturantes para a música brasileira)

O FPM-PR através do FNM, no Colegiado e na RMB participou das decisões e da elaboração dos editais do Fundo Setorial de Música. Partindo desta ação a Rede Música Paraná convida o estado para mobilização concentrada pelos próximos 60 dias para trazer estes recursos.

Isto se torna emergencial devido a escassez de recursos da cultura nos últimos 8 anos no estado graças a punição que o governo do estado recebeu com o caso da multa gerada pelo conflito entre o governo por causa do Banestado e Itaú. Como efeito diversos repasses federais ficaram impedidos inclusive mais de 70 pontos de cultura do programa mais cultura do MINC. A a música do Paraná tem sido ainda penalizada graças ao modelo monopolista de recursos da lei de incentivo a cultura federal Rouanet, que acaba por concentrar os recursos em poucas empresas culturais nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Somando aos artigos 18 e 23 da mesma lei que impedem que música popular ou cantada tenham acesso a 100% dos incentivos.

Para corrigir esta distorção as verbas do Fundo Setorial de Música serão destinadas diretamente aos vencedores dos editais sem a necessidade de captação dos recursos junto a empresas, permitindo com isso maior distribuição dos recursos pelo Brasil.

Porem a falta de acesso as regras, burocracia, capacitação, informação e a distância que a maioria das produtoras, artistas e grupos tem da estrutura da industria cultural e das ações politicas governamentais federais pode trazer o ônus da perda de oportunidades para a música local. A superação do individualismo, da fragmentação da categoria e cadeia produtiva, da falta de apoio da manifestação musical na região deve ocorrer através de um “Pacto Social Amplo”.

Da mesma forma como os recursos serão divididos em editais e projetos específicos para maior competitividade e para que o Paraná tenha chances de trazer recursos, dezenas de projetos devem ser apresentadas, talvez mais de uma centena sejam necessários. Algo impossível de ser realizado sem uma gestão coletiva.

Para isso a Rede Música Paraná, parceiros e entidade lançam a o “Comitê Paranaense Pró Recursos do Fundo Setorial de Música”
O objetivo deste fundo será a busca de oportunidade, seleção de projetos, busca de parcerias em todos os elos da sociedade para trazer o maior numero de recursos possíveis deste fundo ao estado através de cooperação para atingir os objetivos de:

- reposicionar a música local como manifestação cultural importante para nossa sociedade, Difusão da manifestação musical paranaense; implemento de arranjos produtivos locais para economia solidária, renda e emprego; Aquecimento da economia local, com geração de mais de 1000 empregos diretos e indiretos, temporários e fixos. E com a injeção de milhões de reais na economia local.

Para isso o comitê propõe a ação conjunta dos interessados, sejam artistas, produtores, comércios, técnicos e trabalhadores da cadeia produtiva, associações e poder publico para a realização de uma ação estruturante e urgente de:
- Reuniões periódicas, estabelecimento de uma base operacional temporária; Geração de informação, capacitação, apoio técnico, banco de dados com modelos de documentos, leis e informações complementares; Organização e planejamento de uma estratégia comum; Identificação de oportunidades e projetos necessários ao desenvolvimento humano, social e econômico local; Estabelecimento de convênios; Unificação de esforços e cooperação mutua; Ampliação dos laços e da rede social da música no Paraná;

Para isso o comitê solicita apoio institucional de toda e qualquer organização em empresa que queira somar no desenvolvimento da música local.

Recomendamos que de posse deste email, imprimam e façam reuniões de núcleos paralelos como maior numero de pessoas na próxima semana (antes do anuncio dos editais) pois somente envolvendo os principais envolvidos de cada nicho da cena musical local teremos chances de buscar esses recursos. Em breve mais informações, local e data da assembléia geral do comitê.

ASSINAM – Fórum Permanente de Música do Paraná; Compa – Cooperativa de Música do Paraná; Musin – Museu Independente; Escola de Curitiba; FEC – Fórum das Entidades Culturais do Paraná; Situação; PrasBandas; ACEP - Associação dos Compositores do Estado do Paraná; APIM - Ass. Dos Produtores Independentes da Música; Ass. Quatro Elementos da Cultura Hip Hop; Ass. Paranaense de Hip Hop; MPB – Música Pra Baixar (PR); Com cheiro - confraria dos chefes roqueiros; Ecos do Rock, Clinica Records; Programa Acústico Mundo Livre; Umbigo Casa de Cultura; Estúdio UndeRockCwb; Discos Voadores; Humaitá; Maestro Waltel Branco; Pio Santana; Jussara Nascimento (COMPA); Getúlio Guerra (PrasBandas/ Coordenador do FPM-PR / membro do conselho municipal de cultura de Curitiba); Eliane Bastos (Membro do Fundo de cultura de Curitiba); Oswaldo Aranha (coordenador do Fórum das Entidades Culturais do Paraná); Manoel Neto (Membro do Colegiado Setorial de Música e do Conselho Nacional de Polítics Culturais); Fernando Tupan (Coordenador do FPM-PR/membro do júri do mecenato de Curitiba); Zé Geraldo “Filet” (Coordenador da Compa); Hellen Carvalho; Marielle Loyola; Juliane Fiorezzi (MPB); Raphael (banda Nuvens/MPB); Flávio “Fardado”; Wallace Barreto (Coordenador da Compa); André Alves(Coordenador do FPM-PR/Situação); Rodrigo J Duarte (membro do júri do mecenato de Curitiba); Filipe Castro; Beth Capone; Izabelle Walenga; Luis Filidis; Jorge Barbosa Filho; Juliano Grus;

Assine aqui, entre em contato conosco:
forumdemusica@gmail.com
41 9604 3992


FPM-PR: www.forumdemusica.blogspot.com
MUSIN: http://museuindependente.blogspot.com/
COMPA: http://cooperativademusicapr.wordpress.com/
FEC: http://forumculturapr.blogspot.com/
FNM: http://br.groups.yahoo.com/group/forumnacionaldemusica/




Reunião do “Comitê Paranaense Pró Recursos do Fundo Setorial de Música”.
Quarta dia 23 de junho de 2010, 20h.
Local: Estúdio UndeRockCwb: Endereço: Rua Tenente Max Wolf Filho, 270
Água Verde - Curitiba - PR - CEP:80.240-090 (a uma quadra do Folha Seca na rua do Dom Max).

Nenhum comentário: